Toy Djack nasceu no dia 17 de Fevereiro de 1932 em Ribeira Prata na ilha de São Nicolau.
Não cresceu num ambiente familiar estável, nem teve a oportunidade de frequentar uma escola, mas foi, e é autodidacta… dono de uma caligrafia invejável.
Foi obrigado a se tornar independente muito cedo. Aos 8 anos de idade viajou para São Vicente onde trabalhou numa serralharia (o livro conta esta a aventura).
Esteve 6 anos nas roças de São Tomé e posteriormente o destino lhe presenteou com a emigração para Holanda, tendo trabalhado maioritariamente como cozinheiro a bordo de navios mercantes. Esta profissão permitiu-lhe conhecer o mundo. Durante todos esses anos, Toy Djack priorizou o sustento e a criação dos filhos.
Após se reformar, dedicou-se à família e decidiu transformar os seus sonhos em realidade.
Lançou o seu primeiro álbum (Paraíso Escondido) com 80 anos, o segundo (Tributo Universal) aos 87, e agora com noventa anos, lança o seu primeiro livro.
Toy Djack tem uma energia extraordinária. É incansável e é dono de um espírito jovem. Teve uma vida madrasta, e o destino acabou por ser padrasto. Mesmo assim, nunca desistiu e é um exemplo de vida e superação.
O autor é sem dúvidas uma Força da Natureza. O seu sonho de menino era ser médico, e ter o privilégio de cuidar e salvar vidas. O destino não lhe permitiu, mas quem ler este livro, sem dúvidas, ganhará uma nova vida; – terá uma nova percepção do mundo, irá soltar algumas gargalhadas e provavelmente algumas lágrimas; – sentirá um misto de emoções e nunca mais será o mesmo.
Palavras da Neta Hédine Gomes na Apresentação do livro no Centro Cultural do Mindelo.
O livro encontra-se disponível nos seguintes locais:
S. Vicente:
– Livraria do Centro Cultural do Mindelo
– Foto Djibla
Praia:
– Livraria Pedro Cardoso
– Livraria Nhô Eugénio
S. Nicolau:
– Ribeira Prata – Sr. Domingos Jesus (Mingo)
– Praia Branca – Casa da Morna
Lisboa: